sexta-feira, 1 de julho de 2011

1ª Reunião da REM BAHIA


RELATO DA 1° REUNIÃO DA REDE DE EDUCADORES – REM/BA

Local: Auditório Nilda Spencer do Conselho de Cultura da Bahia – Anexo Palácio da Aclamação
Data: 10/02/2011
Inicio: 14h30
Término: 17h
Presentes: Michel Franklin, Luize Araujo de Lima, Ana Paula Lima melo, Cristina Melo, Kilma Castro, Janaína Miranda, Elinalva Lucia Melo do Sacramento, Ana Coelho, Adriana Araujo, Erika Souza, Monica Silva, Ana M. V. Trigo, Rosana Alice S. C. Fraga, Régia Ribeiro, Rejane Paz, Irene Santino e Ceriza Cerqueira e Anderson Marinho.
Relatado por Cristina Melo e Paula Lima.

RELATO: A reunião teve início às quatorze horas e trinta minutos do dia dez de fevereiro de dois mil e onze no Auditório do Conselho de Cultura da Bahia, anexo ao Palácio da Aclamação, sito à Avenida Sete de Setembro, n° hum mil trezentos e trinta, Centro, na Cidade de Salvador, Estado da Bahia.
A reunião foi aberta por Magaly Nunesmaia, agradecendo a presença de todos, reafirmando a Rede de educadores como um grupo de educadores que se reúnem para conversar, discutir, trocar opiniões sobre a educação realizada dentro dos museus do Estado da Bahia, que não se vincula a nenhuma instituição mas, formada por pessoas que têm a prática da educação no seu dia a dia de trabalho: educadores presentes em museus e demais instituições voltadas para a educação.
É apresentada a pauta sugerida para a reunião:
▪ Definir grupo de articuladores;
▪ Definir diretriz central que irá nortear a estruturação da REM/Ba;
▪ Estabelecer estratégias de continuidade;
▪ Agendar calendário de reuniões.

Os presentes são convidados a se apresentarem e falam sobre a sua atuação.
Magaly  em sua fala cita algumas Redes de Educadores de outros estados e da força que essas redes possuem, inclusive oferecendo cursos de aperfeiçoamento para profissionais da área. A partir daí ela apresenta uma apresentação em slides sobre Educação e Sustentabilidade,  afirmando que o trabalho desenvolvido em educação objetiva o bem estar coletivo.
Conceitua Museus
w }Instituição permanente, aberta ao público, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, que adquire, conserva, pesquisa, expõe e divulga as evidências materiais e os bens representativos do homem e da natureza, com a finalidade de promover o conhecimento, a educação e o lazer.~ }(ICOM, 2001)

w }Casas que guardam e apresentam sonhos, sentimentos, pensamentos e intuições que ganham corpo através de imagens, cores, sons e formas... pontes, portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes, em constante metamorfose de conceitos e práticas.~  (Sistema Brasileiro de Museus, 2005)

A partir daí é aberto o questionamento sobre Para Que/Quem servem os Museus? Discute-se o museu como espaço de formação da sociedade, com um contexto bem mais complexo quando promove as inter-relações, reflexões, vivências... fomenta a diversidade cultural, o pensamento critico...
A apresentação caminha pelos marcos históricos do Programa Museu Escola, segue pelo Projeto Político Pedagógico elaborado pela Diretoria de Museus, com a consultoria da professora Dr Maria Célia T. Moura. Fica acordado que todos os presentes receberão via e-mail uma copia do Projeto Político Pedagógico da Dimus.
Discute-se os princípios básicos dos programas educativos oferecidos pelas instituições,  valida-se a importância crucial de que cada ação seja discutida, pesquisada e que possua uma construção única voltada para cada grupo especificamente e que a proposta seja discutida com o professor/coordenador das instituições educativas.
Magaly apresenta o Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNDU) – Contribuição da Cultura e da Educação, e os objetivos do Milênio.
Finalizando ela coloca-se como educadora, fala das relações éticas de cada ser humano perante a vida. Encerra sua fala com a Missão e Visão da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural.
Nesse momento a museóloga Irene Santino pede a fala, coloca-se à disposição para o fortalecimento da REM/BA, diz que seu tempo é escasso para assumir um papel mais relevante  mas, coloca-se como articuladora e se dispõe a fazer a apresentação da próxima reunião. Ela fala sobre o público flutuante nos museus e de como é necessário a realização de um trabalho direcionado a este público. Cita o professor como peça de fundamental importância e para tanto coloca a necessidade da preparação do professor como ponto de culminância para o bom desenvolvimento do trabalho educativo nos museus. Cita as oficinas pós visitação pelos grupos agendados e a importância de um material direcionado para os professores, que os acompanhe na volta à sala de aula, dando-lhe o respaldo para a continuidade aos trabalhos desenvolvidos além dos muros da escola – no museu.
É sorteado um livro entre os presentes e o ganhador fica encarregado de no próximo encontro apresentar uma resenha sobre o mesmo.
Rede de Educadores em Museus da Bahia

A proposição de criação da REM-BA objetiva:
w Fomentar encontros entre educadores de museus e outras instituições afins, de modo a compartilhar idéias e práticas;
w Viabilizar um espaço para o diálogo, a reflexão e a construção de conhecimentos sobre a educação em museus.

FICA DEFINIDO DURANTE A REUNIÃO:

1w Grupo de Articuladores:
w Adriana Araújo
w Ana M. V. Trigo
w Cristina melo
w Ednalva Sacramento
w Irene Santino
w Janaína Miranda
w Magaly Nunesmaia
w Michel Franklin
w Monica Silva
w Régia Ribeiro
w Rosana Alice S. C. Fraga

2w  Próxima Reunião:
w Data: 25 /03/2011
w Hora: 14h
w Local: a ser definido
w Responsável: Irene Santino
w Apoio institucional necessário: Dimus – Núcleo de Arte e Educação

3w Apresentação da próxima reunião:
w Responsável: Irene Santino

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